quarta-feira, 6 de julho de 2011

Multi Terapias & Feng Shui

Síntese sobre Florais, Reiki, Radiestesia e Feng Shui. 


Em apenas 50 anos, a humanidade deu um salto científico e tecnológico fora do comum. Que o digam os "cinquentões" de hoje, que conheceram os aparelhos valvulados como o televisor em preto e branco, e ouviam músicas no toca discos de vinil!



Também na medicina, somos testemunhas de avanços significativos.

Paralelamente, assistimos à chegada de terapias alternativas para o tratamento de pessoas, animais e plantas, visando o bem estar emocional, espiritual e também o físico, este último fortemente trabalhado pela acupuntura, massoterapia e quiropraxia.
Técnicas de decoração e harmonização para os ambientes em que vivemos, também vieram à tona.

Atualmente já são bem vindos os SPAs e clínicas estéticas que englobam alimentação vegetariana, massagens como a taliandesa e o shiatsu, a inalação de aromas terapêuticos, cromoterapia, gemoterapia, práticas de Yoga e outras atividades salutares.

Não é por acaso que as imagens acima são de uma "vitrola" e de um iPod sobre um dock estilizado... é para lembrar que existe também a musicoterapia...



Darei uma leve "pincelada" acerca de Florais, Reiki, Radiestesia e Feng Shui, já que as conheço por serem as ferramentas com os quais atuo no momento.



Florais
Os Florais são essências de flores que auxiliam no bem estar geral das pessoas, especialmente no restabelecimento do equilíbrio emocional. É comum encontrarmos psicólogos que os recomendam aos seus pacientes. Animais de estimação também podem ser tratados.

Há diversas linhas de florais, das quais a mais conhecida é certamente a dos Florais de Bach. Os Florais de Minas, Joel Aleixo e os de Saint Germain (com os quais atuo) também merecem especial atenção.



Reiki

O Reiki é uma técnica de cura pela imposição das mãos, desenvolvida pelo japonês Mikao Usui no início do século passado. É aplicada paulatinamente da cabeça aos pés, em locais específicos do corpo, interagindo com os centros energéticos conhecidos como "chacras".
Seu objetivo mais nobre é a cura psíquica (e digamos, também a espiritual), o que acaba auxiliando na cura física, devido ao bem estar psíquico que proporciona a quem se submete ao Reiki. Já é sabido pelos profissionais de saúde, que pacientes mais felizes e motivados se curam mais rapidamente. Pesquisando no Google, encontraremos inúmeras referências disso. Basta lembrarmos que mesmo sem Reiki, a simples visita de voluntários a hospitais, orfanatos e asilos tem-se mostrado benéfico para fortalecer pacientes, crianças e idosos.


Os seres vivos, e também os inanimados, irradiam uma força vital conhecida como Qi (pronuncia-se Ch'i), que o globo terrestre capta do Cosmos e a direciona para a manutenção da vida no Planeta. Os reikianos acreditam que a energia que canalizam vem diretamente do Cosmos, embora haja quem pense que se canaliza apenas o Qi já "processado" pelo Planeta.



O que os reikianos fazem é direcionar pelas mãos a força curadora e harmonizadora do Qi, que podemos entender como “ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo, prana…". O Dr. Norberto Keppe se refere ao Qi como "Energia Essencial", e o cientista Nikola Tesla a identificava como "Energia Escalar", capaz inclusive de ser convertida em energia elétrica e mecânica. A ideia de Tesla, de distribuir ao mundo inteiro a energia escalar (ilimitada e gratuita) diretamente pelo ar e pelo solo, caiu no esquecimento. Mas devemos a ele o fato de existir energia elétrica no mundo atual, distribuída na forma de corrente alternada, mesmo que hoje isso se dê somente por meio de fios e torres de alta tensão, depois repassados para os postes de ruas pelas subestações em cada cidade abastecida.



Radiestesia


A Radiestesia é um conjunto de técnicas de medição de diferentes formas de energias, oriundas do subsolo, meio ambiente, seres vivos e inanimados, e até mesmo de "forças espirituais". Embora não seja aceita oficialmente como ciência, é uma prática secular. Por exemplo, há pessoas na roça que fazem uma forquilha com um galho em "V" e a usam para localizar poços de água subterrâneos, segurando-a com as duas mãos. Quando ela se verga para o chão, indica que ali pode ser escavado um poço.


Não se trata de adivinhação e nem mágica, e sim de usar a sensibilidade neuromotora para captar as energias sutis dos ambientes e seres avaliados, o que não é nenhum mistério para a parapsicologia e Neurociência.

Hoje, o uso da Radiestesia é vasto, permitindo avaliar a salubridade dos ambientes onde se vive, trabalha, estuda, etc., e também avaliar o estado emocional, espiritual e físico das pessoas. Pode-se também analisar animais e plantas.
Avaliando-se os ambientes, é possível determinar os melhores lugares para se posicionar as camas de dormir, cadeiras, poltronas, mesas e demais locais onde se permanece longo tempo.
Avaliando-se pessoas e animais, por exemplo, podemos identificar o nível de vitalidade, os órgãos mais fragilizados, detectar que alimentos lhe causam alergia, e quais os florais adequados para consumir no momento.
Em alguns lugares da Alemanha, é obrigatório consultar um radiestesista para avaliar o terreno onde se pretende construir um imóvel. Na França, há quem use a Radiestesia para localizar pessoas desaparecidas e auxiliar em investigações policiais.

Desta prática se originaram também gráficos, cujo formato do desenho pode interagir com o ambiente, pessoas e animais, mesmo à distância, para fins de saúde, proteção espiritual, potencializar objetivos pessoais por meio de estímulos positivos à psique, etc. Essas intervenções por meio de gráficos são conhecidas como "Radiônica".

"Símbolo místico", gráfico radiônico bem conhecido pelos radiestesistas.


Algumas dicas dos radiestesistas:
  • modere o uso dos aparelhos celulares. Prefira falar pelo viva-voz.
  • colchões de molas ou molejo são deliciosos. Porém o Ferro da estrutura suga a sua vitalidade. Com o tempo vem a indisposição de sair da cama, mesmo que atribua tal relaxo ao prazer do conforto.
  • Se passa o dia diante do computador, seja no trabalho, em casa ou qualquer outro lugar, procure colocar ao lado ou sobre o gabinete um gráfico SCAP (Símbolo Compensador Andre Phillipe) em tamanho natural (21x21cm), com o Yod (ideograma hebraico que lembra uma folha de árvore inclinada) direcionado para o Norte magnético (para isso, use uma bússola). Isso minimiza os efeitos eletromagnéticos dos eletrônicos sobre seu corpo.
SCAP






(Feng Shui)


O Feng Shui (pronuncia-se "fông suei"), originalmente chamado Kan Yu, é uma sabedoria milenar que utiliza diversas técnicas de harmonização energética de nossos espaços, visando potencializar a Prosperidade, o Bem Estar Pessoal e principalmente a elevação da Consciência do Ser, através do equilíbrio entre as forças da Natureza, do Cosmos e do Homem. Originária na China há mais de 2000 anos, desenvolve-se a partir de análises muito profundas que abrangem as energias existentes numa construção, e as interações destas com os moradores.

A partir da análise da construção diretamente no local, e de sua planta baixa, são propostas pinturas, reformas estruturais e decorações adequadas para que a energia vital Qi (Ch'i) passe a fluir da forma mais favorável possível, potencializando os referidos benefícios.

Entenda-se por "mais favorável possível" que a eficácia do Feng Shui depende das características e limitações da construção analisada, e de seu entorno imediato e mediano. E principalmente, depende da postura mental e atitudes de cada ser humano relacionado com a construção em questão. Como diz o mestre I Ming: "quem faz milagre é Deus, e não o Feng Shui".

Por englobar os aspectos psicoemocionais e valores morais/espirituais do ser humano, é mais conveniente considerarmos o Feng Shui uma arte do que uma ciência, ou simplesmente "sabedoria" chinesa, como define o arquiteto e consultor fengshuísta Marcos Murakami.

Exemplos de decoração e pintura (imagens extraídas de outros sites sobre Feng Shui).

Já é comum, no Brasil, a pintura e decoração de ambientes de acordo com a linha conhecida como "Chapéu Preto", onde a construção é setorizada em nove áreas auspiciosas, e em cada uma delas se faz a ativação do benefício correspondente a cada setor, de acordo com o "baguá" abaixo:



Para se aprofundar e potencializar ainda mais o bem-estar pessoal, a harmonia nos relacionamentos e a "boa sorte" em geral, pode-se analisar mais profundamente a interação Homem-ambiente, servindo-se de algumas linhas clássicas de Feng Shui, como o Ba Zhai, o Fei Xing (Estrelas Voadoras) e o estudo do entorno do imóvel com métodos avançados, por exemplo "Dragões de Água e Montanha" e "Da Gua".

Planta baixa com a aplicação da bússola, necessárias para o Ba Zhai e Fei Xing.

Exemplo de Lo Pan, bússola utilizada no Feng Shui (clique na imagem para ter uma visão ampliada).
Existem diversas Lo Pans, de acordo com as técnicas adotadas.


O Ba Zhai trabalha bem os aspectos conscienciais dos moradores, enquanto o Fei Xing lida bem com os aspectos puramente materiais.


Shopping Centers, Hipermercados, loteamentos e cidades inteiras podem ser avaliadas ou projetadas previamente usando o método "Da Gua" de Feng Shui avançado.




Atenção: tudo o que foi explanado nesta página é apenas um "supra-sumo do resumo" dos assuntos relacionados, nada além de uma elementar e sutil "pincelada"!

Experimente também a Ayurveda, medicina indiana milenar que utiliza várias técnicas terapêuticas, incluindo a massagem Abhyanga, Shirodhara e os cones de cera. Entre em contato com a terapeuta Helenà Pgnata: h.m.p_64@hotmail.com



Conheça a Linguagem do Corpo, de Cristina Cairo, para melhor compreender as 7 Leis Naturais do Universo, conhecer sua personalidade pelos traços físicos de seu corpo, e identificar a causa comportamental das doenças em geral, dos acidentes e situações em que você se envolve. Clique na imagem abaixo para acessar o site Linguagem do Corpo.



Escreva-me (rommulo9@gmail.com) enviando suas críticas, sugestões, matérias relacionadas aos assuntos acima e links interessantes. Porém, se você acredita que existe somente o mundo da matéria, e que o Homem é apenas um corpo dotado de inteligência, esse blog talvez em nada interesse a você...

Um comentário:

  1. Meu amigo, parabéns! A Blogosfera é uma delícia. Você vai gostar muito, tenho certeza. Seu blog está lindo e vou divulgá-lo para todos os meus amigos ligadas ao assunto. Seja muito bem vindo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir